Triplicaçã​o da Estrada de Hotéis e Turismo

por Yuli Hostensky

Desde a semana passada estou muito incomodado com as obras de triplicação da estrada de hotéis e turismo. Se havia alguma dúvida de que essa obra não era para os moradores da Vila Planalto, a conclusão dos serviços deixa tudo bem claro. Implantaram dois balões: um, em frente ao posto de gasolina, com acesso privilegiado ao Life Resort; outro, com acesso ao clube da imprensa, clube da aeronáutica, retiro do pescador. Nenhum dos dois dá acesso direto à Vila Planalto. Em frente ao posto de gasolina há inclusive um avanço do meio-fio sobre a pista. Naquele ponto, as três faixas, transformam-se em apenas 1. Para compensar, a faixa da esquerda vai um pouco mais pra dentro do canteiro central, um pouco antes do balão. Realmente, não consegui entender o que queriam fazer ali. No trecho em frente à Vila, que contava com 4 paradas de ônibus, se não me engano, agora há recuo para apenas 1, que fica próxima ao balão que construíram em frente ao clube da imprensa. Nas outras não há recuo. E do jeito que vai, não terão nem ponto de ônibus coberto. E por fim, cortaram um figueira enorme, que ficava naquela via que passa em frente á churrascaria. Provavelmente porque queriam passar a fiação elétrica embaixo dela. Oras bolas, porque ao invés de cortar a árvore, simplesmente não passaram a fiação da rede elétrica mais perto da pista. Tenho um palpite: a existência de uma comércio ilegal de troncos de madeira que alimentam as fábricas de carvão ao redor do DF.
Indignado com essa situação, desde a semana passada estou procurando o responsável pelas obras. Depois de ser passado de telefone pra telefone na Novacap, a responsável pela obras, me deram o celular do engenheiro da Secretaria de Obras que planejou essa triplicação. Conversei com ele hoje de manhã e expus minhas preocupações. Em relação ao primeiro balão, a alteração de local foi feita por solicitação do posto de gasolina. O fiscal da obra, que não era o engenheiro com quem falei, acatou a solicitação, e ficou aquela porcaria que está lá. Em relação ao segundo balão, ele me disse que há um projeto - que ainda não foi aprovado, que ligará esse balão à via presidencial (aquela que passa em frente ao palácio do jaburu). Sobre as paradas de ônibus, ele não falou nada. Quanto às árvores, a gente precisa ficar mais atento. No meu grupo, que era de urbanização, uma das prioridades eleitas foi a arborização da Vila Planalto. Um bom começo seria evitar que cortem as árvores que já existem.

Bem, falei isso tudo porque o engenheiro da secretaria de obras com quem conversei essa manhã está disposto a apresentar alguns projetos que estão previstos pra Vila. E eu quero propor que na nossa reunião dos delegados do Orçamento Participativo, na próxima terça-feira, a gente veja quem está disposto a ir lá conversar com ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cauã Reymond publica ensaio nu e web reage: "coração quase parou"

Musa do humor de 1990 deixou TV e ganha R$ 10 mil como servidora pública

Revitalização do COSE da Vila Planalto em Pauta