EHTN - Questionamentos ao Secretário de Obras
porYuli Hostensky
para Vila
Pessoal,
Acabo de chegar da Secretaria de Obras, onde, juntamente com a Ana Paula, Vantuil e Sandra, protocolamos o documentos que está em anexo, contendo uma série de questionamentos sobre a duplicação da Estrada de Hotéis Turísticos Norte. Pra quem não sabe, esse é o nome da via que liga a L4 Norte ao Palácio da Alvorada.
Tivemos uma conversa com o Eng. Edson, que nos mostrou a Planta Urbanística dessa obras, obtivemos informações que são de grande interesse dos moradores da Vila Planalto.
1 - A inauguração da EHTN está prevista para a próxima 5ª-feira, com a presença do Secretário de Obras, o Pitimam. É uma excelente oportunidade para entregarmos pessoalmente o documento que já protocolamos essa tarde na Secretaria de Obras, reforçar nossos questionamentos e encaminhar outras reivindicações. Um exemplo, é questionar a construção dessa estrada aqui no tópico abaixo.
2 - Está prevista a construção de uma pista que ligará o balão em frente ao Clube da Aeronáutica à pista que passa em frente ao Palácio do Juburu. Fico me perguntando: essa obra é prioritária para nós ou servirá apenas e mais uma vez para atender os interesses dos proprietários de empreendimentos imobiliários localizados à beira do Lago Paranoá?
3 - Está prevista a duplicação da via presidencial. Ou seja, a via que liga os viadutos que estão no inicio da L4 Norte ao Palácio da Alvorada, passando pelo Palácio do Jaburu. Embora não seja dos nossos interesses diretos, podemos aproveitar essa obra pra solicitar que sejam construídas calçadas e ciclovias. A idéia é construir ao redor da Vila uma calçada para a prática de atividades físicas.
Encerrada a nossa reunião para tratar da EHTN, acompanhamos o Vantuil em uma reunião que ele fez com o Aires (que, conforme me foi apresentado, é o responsável pelas obras na RA I) para tratar de dois assuntos:
a) Ponto de Encontro Comunitário - PEC. Durante a conversa, ficou claro que será instalado um PEC na Praça Zé Ramalho (aquela do campo de futebol e da feirinha). Segundo o Vantuil, esse local foi escolhido por sugestão da Turma da Terceira Idade que pratica atividades físicas no Clube Almirante Alexandrino. A Ana Paula sugeriu que o PEC fosse instalado ao lado do campo de areia, nas proximidades da lanchonete Cantinho do Max, como uma forma de aumentar o fluxo de pessoas naquela área, que é um dos trajetos dos moradores até a parada de ônibus e fica deserto à noite. Eu sugeri que o PEC ficasse próximo à calçada por onde as pessoas fazem caminhada. Bem, diante desse impasse, o Aires sugeriu que o PEC fosse instalado no local sugerido pelo Vantuil. E argumentou mostrando uma imagem do Google Earth: que esse é o ponto mais equidistante de todos os moradores; que já há uma ordem de serviço para a instalação do PEC nessa área, e que uma mudança poderia fazer com o o PEC seja instalado em outra RA; que esse é um programa em início e no futuro poderíamos solicitar um "projeto veredas" (ele não explicou detalhadamente o que é isso, mas disse que é um tipo de PEC com mais equipamentos); sugeriu cobrassemos do Pitiman a construção de um "Projeto Olimpico" (que é a construção de calçadas ao redor da vila, que mencionei acima. Ele deu esse nome fantasia pra ficar mais bonito).
b) Revitalização da Praça Nelson Corso (pra quem não sabe, é a praça em frente ao Armazém do Geraldo). O Vantuil apresentou uma planta baixa da praça. O Aires pediu pra ele detalhar o que precisa ser feito na praça e encaminhar a solicitação.
Pessoal, tentei fazer um breve relato de nossa reunião hoje à tarde na Secretaria de Obras. Gastamos tempo e dinheiro para discutir na Secretaria de Obras algumas coisas que afetam a todos nós de uma forma ou de outra. Foi a primeira vez que fui a um órgão público reclamar melhorias para a comunidade onde vivo. Não gostei da experiência. Acho que as propostas de melhoria pra Vila devem estar abertas para todos que queiram contribuir. Não apenas chegar lá e tirar do bolso - como eu fiz - uma reclamação ou uma planta de obra. Também constatei que não dá pra fazer essas reivindicações no varejo, batendo de porta em porta em cada secretaria do GDF. Eu, assim como muitos de vocês, trabalho e não tenho tempo nem interesse em contribuir para a melhoria da Vila Planalto dessa forma. Precisamos aproveitar que estamos no início de um governo que se declara da participação popular e qualificar a nossa interlocução. Por isso, quero reforçar e retomar a proposta que Alvaro Malaguti fez durante a Audiência Pública e reivindiar do GDF a criação de um Grupo de Trabalho com representantes de diversas secretarias e moradores da Vila Planalto. Como a principal pauta dos moradoes é a regularização fundiária, sugiro que esse Grupo de Trabalho seja criado na Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, cujo titular é o Dep. Federal Geraldo Magela.
Na Audiência Pública, que o Magela também estava presente, foi proposto pelo Dep. Distrital Cristiano Araújo a criação de uma comissão para ir conversar com o Governador Agnelo Queiroz. Taí uma excelente oportunidade de colocar pro Agnelo a necessidade de criação desse grupo de trabalho. Imagino que esse GT, que pode ser mais os menos nos moldes do que era o GEAP, inclusive com um espaço físico na Vila) além da questão da regularização fundiária, precisará abordar também a regulamentação dos usos e ocupações da Vila. E por meio desse GT, encaminharemos também outras demandas. Fica aqui a sugestão.
Cambio final
Yuli
P.S - Esqueci de dizer que vão cortar as figueiras que estão ao lado do posto de gasolina. Elas precisam dar lugar a mais uma via de acesso ao Life Resort e pararem de compromenter a estrutura do posto, que chegou lá depois delas. É mole? Como paliativo, podemos pedir pro Departamento de Parques e Jardins mudas de árvores que demorarão 20 anos pra crescer.
Ana Paula Nascimento Freitas Leão para vilaplanalto
Queridos...
A Vila Planalto e todos que nela vivem estão sendo tragados por uma turbina movida a interesses particulares de alguns setores como; empresas,ONGS,grileiros de terra,políticos corruptos,oportunistas,enfim. Queridos,mais do que espaço físico,político, institucional estamos perdendo filhos pobres da miséria assassinados pelo crack ,estamos perdendo nossa identidade,nossa historia estamos perdendo nossa intimidade na medula da capital do poder,na cadeira do piloto
O único setor que pode salvar este barco do naufrágio é o morador pois, só quem dorme e acorda aqui sabe de perto as nossas deficiências.Baseados nisso precisamos focar o nosso trabalho no morador,bater á porta daqueles que não vêem as nossas reuniões,apresentá-los a uma nova idéia.
Então vamos pra rua meu povo,vamos colocar nosso “bloco” na rua e fazer barulho,se tivermos mesmo uma boa idéia teremos conseqüentemente um aumento vital no quesito seguidores,este é sem dúvida o primeiro passo: COLOCAR O BOLOCO NA RUA a comunidade da VP não é politizada,alguém vai ter que fazer isso.
Quem freqüenta as reuniões de um certo modo está por dentro do movimento , mais o fato é que a grande maioria massacradora da população não freqüenta,não confia na gestão e vai se adaptando...morar na Vila se transformou em um eterno adaptar-se
Senhores,estamos todos muito cheios de boa vontade porém não temos direção, eu como mais uma tripulante desta embarcação sei bem das minhas limitações,mais acho mais produtivo uma equipe na rua politizando,do que um monte de gente reunido na creche,em um grupo sem expressão.
Me perguntei diversas vezes ontem o que fui fazer lá naquela reunião,me senti lesada e impotente
A obra da L4 norte estava prontinha em um mapa que o senhor Edson nos mostrou mais não pode nos ceder nenhuma cópia,também não entendi muito bem porque,embora ele tenha tentado explicar
A drenagem na dita L4 também não foi feita,assim como as paradas,as baias,e como o companheiro Yuli disse a obra será entregue esta semana,a orientação da engenharia da NOVACAP é que recebamos a obra e depois de agradecer tentar que eles corrijam o que está errado...o que acham?
Eu me recuso receber atestado de babaca em órgão público,não foi isso que fui buscar lá.
Precisamos entrar nas casas dos nossos irmãos,rua a rua,acampamento a acampamento e distribuir a nossa idéia,compartilhar com as pessoas na rua e fazer com que os moradores se questionem,o burburinho tem que acontecer,precisamos levantar a auto estima desta comunidade.Eu não sei muito bem como vai ser isso,mais acredito que boca a boca ainda é o método mais eficaz.
Quero terminar pedindo desculpas por não escrever tão bem quanto alguns de nossos companheiro,se por acaso ofendi alguém mil perdões também,mais esse é o meu jeito de me expressar.Posso até ter errado uma palavra ou outra,mas era exatamente isso que eu queria dizer
“NÓS NUNCA RECEBEMOS A AUTONOMIA DE REGIÃO ADMINISTRATIVA PELO FATO DE NUNCA TERMOS NOS POSICIONADO COMO TAL .”
Fui
CFEMEA - Leila para Vila Planalto
Oi Aninha,
Pegando carona nos desabafos........
A desmobilização e descrença da comunidade da Vila Planalto todos nós já sabemos os porquês e foi por isso se criou o Fórum de moradores, para que seja um instrumento de participação verdadeiramente democrático. Mudar isso tudo significa fazer acreditar que a mobilização popular é o único instrumento capaz de promover as transformações Sociais. Exigir que nossos direitos sejam respeitados. Precisamos nos mobilizar para ações concretas. A situação das Paradas de ônibus e da obra de duplicação da Via L? que foi prevista apenas para atender aos ricos seria um bom mote para articulação de uma ação urgente. Quem sabe fazer uma paralização nas duas vias e dar visibilidade ao problema?
Dá impressão que desaprendemos as nos mobilizar, pois na época da Fixação da Vila, Um grupo fazia a mobilização local, outro ficava a cargo de dar visibilidade na mídia e outro ia ao Governo buscar a solução.
Infelizmente, o estado tem nos colocado de tal forma atarefados em nos comprometer com tantas participações (OP Conferências, reuniões,Seminários) que nem percebemos o quanto vamos nos distanciando da necessidade real de estabelecer estratégias de denúncias. O que tenho percebido inclusive é que mesmo entre nós, no Fórum, já sentimos o efeito desmobilizador. ( Desmotivação e ou ansiedade extrema). Penso que nossa necessidade mais urgente seja fortalecer a nós mesmos, o Fórum. Criar agenda, definir metas e ações urgentes, dividir tarefas etc.
Quero apenas deixar aqui bem claro que antes de ser uma militante do movimento Feminista e de trabalhar numa ONG, sou moradora da Vila Planalto há 40 anos, o que me dá o direito de estar nos espaços de decisão e mobilização, e que estou no espaço do Fórum como Moradora. O que também não me impede como militante que sou e me orgulho ser , de dizer que sou moradora da Vila Planalto.
Leila
Queridos...A Vila Planalto e todos que nela vivem estão sendo tragados por uma turbina movida a interesses particulares de alguns setores como; empresas,ONGS,grileiros de terra,políticos corruptos,oportunistas,enfim. Queridos,mais do que espaço físico,político, institucional estamos perdendo filhos pobres da miséria assassinados pelo crack ,estamos perdendo nossa identidade,nossa historia estamos perdendo nossa intimidade na medula da capital do poder,na cadeira do piloto O único setor que pode salvar este barco do naufrágio é o morador pois, só quem dorme e acorda aqui sabe de perto as nossas deficiências.Baseados nisso precisamos focar o nosso trabalho no morador,bater á porta daqueles que não vêem as nossas reuniões,apresentá-los a uma nova idéia.Então vamos pra rua meu povo,vamos colocar nosso “bloco” na rua e fazer barulho,se tivermos mesmo uma boa idéia teremos conseqüentemente um aumento vital no quesito seguidores,este é sem dúvida o primeiro passo: COLOCAR O BOLOCO NA RUA a comunidade da VP não é politizada,alguém vai ter que fazer isso.Quem freqüenta as reuniões de um certo modo está por dentro do movimento , mais o fato é que a grande maioria massacradora da população não freqüenta,não confia na gestão e vai se adaptando...morar na Vila se transformou em um eterno adaptar-seSenhores,estamos todos muito cheios de boa vontade porém não temos direção, eu como mais uma tripulante desta embarcação sei bem das minhas limitações,mais acho mais produtivo uma equipe na rua politizando,do que um monte de gente reunido na creche,em um grupo sem expressão.Me perguntei diversas vezes ontem o que fui fazer lá naquela reunião,me senti lesada e impotente A obra da L4 norte estava prontinha em um mapa que o senhor Edson nos mostrou mais não pode nos ceder nenhuma cópia,também não entendi muito bem porque,embora ele tenha tentado explicarA drenagem na dita L4 também não foi feita,assim como as paradas,as baias,e como o companheiro Yuli disse a obra será entregue esta semana,a orientação da engenharia da NOVACAP é que recebamos a obra e depois de agradecer tentar que eles corrijam o que está errado...o que acham?Eu me recuso receber atestado de babaca em órgão público,não foi isso que fui buscar lá.Precisamos entrar nas casas dos nossos irmãos,rua a rua,acampamento a acampamento e distribuir a nossa idéia,compartilhar com as pessoas na rua e fazer com que os moradores se questionem,o burburinho tem que acontecer,precisamos levantar a auto estima desta comunidade.Eu não sei muito bem como vai ser isso,mais acredito que boca a boca ainda é o método mais eficaz.Quero terminar pedindo desculpas por não escrever tão bem quanto alguns de nossos companheiro,se por acaso ofendi alguém mil perdões também,mais esse é o meu jeito de me expressar.Posso até ter errado uma palavra ou outra,mas era exatamente isso que eu queria dizer“NÓS NUNCA RECEBEMOS A AUTONOMIA DE REGIÃO ADMINISTRATIVA PELO FATO DE NUNCA TERMOS NOS POSICIONADO COMO TAL .”Fui
para Vila
Pessoal,
Acabo de chegar da Secretaria de Obras, onde, juntamente com a Ana Paula, Vantuil e Sandra, protocolamos o documentos que está em anexo, contendo uma série de questionamentos sobre a duplicação da Estrada de Hotéis Turísticos Norte. Pra quem não sabe, esse é o nome da via que liga a L4 Norte ao Palácio da Alvorada.
Tivemos uma conversa com o Eng. Edson, que nos mostrou a Planta Urbanística dessa obras, obtivemos informações que são de grande interesse dos moradores da Vila Planalto.
1 - A inauguração da EHTN está prevista para a próxima 5ª-feira, com a presença do Secretário de Obras, o Pitimam. É uma excelente oportunidade para entregarmos pessoalmente o documento que já protocolamos essa tarde na Secretaria de Obras, reforçar nossos questionamentos e encaminhar outras reivindicações. Um exemplo, é questionar a construção dessa estrada aqui no tópico abaixo.
2 - Está prevista a construção de uma pista que ligará o balão em frente ao Clube da Aeronáutica à pista que passa em frente ao Palácio do Juburu. Fico me perguntando: essa obra é prioritária para nós ou servirá apenas e mais uma vez para atender os interesses dos proprietários de empreendimentos imobiliários localizados à beira do Lago Paranoá?
3 - Está prevista a duplicação da via presidencial. Ou seja, a via que liga os viadutos que estão no inicio da L4 Norte ao Palácio da Alvorada, passando pelo Palácio do Jaburu. Embora não seja dos nossos interesses diretos, podemos aproveitar essa obra pra solicitar que sejam construídas calçadas e ciclovias. A idéia é construir ao redor da Vila uma calçada para a prática de atividades físicas.
Encerrada a nossa reunião para tratar da EHTN, acompanhamos o Vantuil em uma reunião que ele fez com o Aires (que, conforme me foi apresentado, é o responsável pelas obras na RA I) para tratar de dois assuntos:
a) Ponto de Encontro Comunitário - PEC. Durante a conversa, ficou claro que será instalado um PEC na Praça Zé Ramalho (aquela do campo de futebol e da feirinha). Segundo o Vantuil, esse local foi escolhido por sugestão da Turma da Terceira Idade que pratica atividades físicas no Clube Almirante Alexandrino. A Ana Paula sugeriu que o PEC fosse instalado ao lado do campo de areia, nas proximidades da lanchonete Cantinho do Max, como uma forma de aumentar o fluxo de pessoas naquela área, que é um dos trajetos dos moradores até a parada de ônibus e fica deserto à noite. Eu sugeri que o PEC ficasse próximo à calçada por onde as pessoas fazem caminhada. Bem, diante desse impasse, o Aires sugeriu que o PEC fosse instalado no local sugerido pelo Vantuil. E argumentou mostrando uma imagem do Google Earth: que esse é o ponto mais equidistante de todos os moradores; que já há uma ordem de serviço para a instalação do PEC nessa área, e que uma mudança poderia fazer com o o PEC seja instalado em outra RA; que esse é um programa em início e no futuro poderíamos solicitar um "projeto veredas" (ele não explicou detalhadamente o que é isso, mas disse que é um tipo de PEC com mais equipamentos); sugeriu cobrassemos do Pitiman a construção de um "Projeto Olimpico" (que é a construção de calçadas ao redor da vila, que mencionei acima. Ele deu esse nome fantasia pra ficar mais bonito).
b) Revitalização da Praça Nelson Corso (pra quem não sabe, é a praça em frente ao Armazém do Geraldo). O Vantuil apresentou uma planta baixa da praça. O Aires pediu pra ele detalhar o que precisa ser feito na praça e encaminhar a solicitação.
Pessoal, tentei fazer um breve relato de nossa reunião hoje à tarde na Secretaria de Obras. Gastamos tempo e dinheiro para discutir na Secretaria de Obras algumas coisas que afetam a todos nós de uma forma ou de outra. Foi a primeira vez que fui a um órgão público reclamar melhorias para a comunidade onde vivo. Não gostei da experiência. Acho que as propostas de melhoria pra Vila devem estar abertas para todos que queiram contribuir. Não apenas chegar lá e tirar do bolso - como eu fiz - uma reclamação ou uma planta de obra. Também constatei que não dá pra fazer essas reivindicações no varejo, batendo de porta em porta em cada secretaria do GDF. Eu, assim como muitos de vocês, trabalho e não tenho tempo nem interesse em contribuir para a melhoria da Vila Planalto dessa forma. Precisamos aproveitar que estamos no início de um governo que se declara da participação popular e qualificar a nossa interlocução. Por isso, quero reforçar e retomar a proposta que Alvaro Malaguti fez durante a Audiência Pública e reivindiar do GDF a criação de um Grupo de Trabalho com representantes de diversas secretarias e moradores da Vila Planalto. Como a principal pauta dos moradoes é a regularização fundiária, sugiro que esse Grupo de Trabalho seja criado na Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, cujo titular é o Dep. Federal Geraldo Magela.
Na Audiência Pública, que o Magela também estava presente, foi proposto pelo Dep. Distrital Cristiano Araújo a criação de uma comissão para ir conversar com o Governador Agnelo Queiroz. Taí uma excelente oportunidade de colocar pro Agnelo a necessidade de criação desse grupo de trabalho. Imagino que esse GT, que pode ser mais os menos nos moldes do que era o GEAP, inclusive com um espaço físico na Vila) além da questão da regularização fundiária, precisará abordar também a regulamentação dos usos e ocupações da Vila. E por meio desse GT, encaminharemos também outras demandas. Fica aqui a sugestão.
Cambio final
Yuli
P.S - Esqueci de dizer que vão cortar as figueiras que estão ao lado do posto de gasolina. Elas precisam dar lugar a mais uma via de acesso ao Life Resort e pararem de compromenter a estrutura do posto, que chegou lá depois delas. É mole? Como paliativo, podemos pedir pro Departamento de Parques e Jardins mudas de árvores que demorarão 20 anos pra crescer.
Ana Paula Nascimento Freitas Leão para vilaplanalto
Queridos...
A Vila Planalto e todos que nela vivem estão sendo tragados por uma turbina movida a interesses particulares de alguns setores como; empresas,ONGS,grileiros de terra,políticos corruptos,oportunistas,enfim. Queridos,mais do que espaço físico,político, institucional estamos perdendo filhos pobres da miséria assassinados pelo crack ,estamos perdendo nossa identidade,nossa historia estamos perdendo nossa intimidade na medula da capital do poder,na cadeira do piloto
O único setor que pode salvar este barco do naufrágio é o morador pois, só quem dorme e acorda aqui sabe de perto as nossas deficiências.Baseados nisso precisamos focar o nosso trabalho no morador,bater á porta daqueles que não vêem as nossas reuniões,apresentá-los a uma nova idéia.
Então vamos pra rua meu povo,vamos colocar nosso “bloco” na rua e fazer barulho,se tivermos mesmo uma boa idéia teremos conseqüentemente um aumento vital no quesito seguidores,este é sem dúvida o primeiro passo: COLOCAR O BOLOCO NA RUA a comunidade da VP não é politizada,alguém vai ter que fazer isso.
Quem freqüenta as reuniões de um certo modo está por dentro do movimento , mais o fato é que a grande maioria massacradora da população não freqüenta,não confia na gestão e vai se adaptando...morar na Vila se transformou em um eterno adaptar-se
Senhores,estamos todos muito cheios de boa vontade porém não temos direção, eu como mais uma tripulante desta embarcação sei bem das minhas limitações,mais acho mais produtivo uma equipe na rua politizando,do que um monte de gente reunido na creche,em um grupo sem expressão.
Me perguntei diversas vezes ontem o que fui fazer lá naquela reunião,me senti lesada e impotente
A obra da L4 norte estava prontinha em um mapa que o senhor Edson nos mostrou mais não pode nos ceder nenhuma cópia,também não entendi muito bem porque,embora ele tenha tentado explicar
A drenagem na dita L4 também não foi feita,assim como as paradas,as baias,e como o companheiro Yuli disse a obra será entregue esta semana,a orientação da engenharia da NOVACAP é que recebamos a obra e depois de agradecer tentar que eles corrijam o que está errado...o que acham?
Eu me recuso receber atestado de babaca em órgão público,não foi isso que fui buscar lá.
Precisamos entrar nas casas dos nossos irmãos,rua a rua,acampamento a acampamento e distribuir a nossa idéia,compartilhar com as pessoas na rua e fazer com que os moradores se questionem,o burburinho tem que acontecer,precisamos levantar a auto estima desta comunidade.Eu não sei muito bem como vai ser isso,mais acredito que boca a boca ainda é o método mais eficaz.
Quero terminar pedindo desculpas por não escrever tão bem quanto alguns de nossos companheiro,se por acaso ofendi alguém mil perdões também,mais esse é o meu jeito de me expressar.Posso até ter errado uma palavra ou outra,mas era exatamente isso que eu queria dizer
“NÓS NUNCA RECEBEMOS A AUTONOMIA DE REGIÃO ADMINISTRATIVA PELO FATO DE NUNCA TERMOS NOS POSICIONADO COMO TAL .”
Fui
CFEMEA - Leila para Vila Planalto
Oi Aninha,
Pegando carona nos desabafos........
A desmobilização e descrença da comunidade da Vila Planalto todos nós já sabemos os porquês e foi por isso se criou o Fórum de moradores, para que seja um instrumento de participação verdadeiramente democrático. Mudar isso tudo significa fazer acreditar que a mobilização popular é o único instrumento capaz de promover as transformações Sociais. Exigir que nossos direitos sejam respeitados. Precisamos nos mobilizar para ações concretas. A situação das Paradas de ônibus e da obra de duplicação da Via L? que foi prevista apenas para atender aos ricos seria um bom mote para articulação de uma ação urgente. Quem sabe fazer uma paralização nas duas vias e dar visibilidade ao problema?
Dá impressão que desaprendemos as nos mobilizar, pois na época da Fixação da Vila, Um grupo fazia a mobilização local, outro ficava a cargo de dar visibilidade na mídia e outro ia ao Governo buscar a solução.
Infelizmente, o estado tem nos colocado de tal forma atarefados em nos comprometer com tantas participações (OP Conferências, reuniões,Seminários) que nem percebemos o quanto vamos nos distanciando da necessidade real de estabelecer estratégias de denúncias. O que tenho percebido inclusive é que mesmo entre nós, no Fórum, já sentimos o efeito desmobilizador. ( Desmotivação e ou ansiedade extrema). Penso que nossa necessidade mais urgente seja fortalecer a nós mesmos, o Fórum. Criar agenda, definir metas e ações urgentes, dividir tarefas etc.
Quero apenas deixar aqui bem claro que antes de ser uma militante do movimento Feminista e de trabalhar numa ONG, sou moradora da Vila Planalto há 40 anos, o que me dá o direito de estar nos espaços de decisão e mobilização, e que estou no espaço do Fórum como Moradora. O que também não me impede como militante que sou e me orgulho ser , de dizer que sou moradora da Vila Planalto.
Leila
Queridos...A Vila Planalto e todos que nela vivem estão sendo tragados por uma turbina movida a interesses particulares de alguns setores como; empresas,ONGS,grileiros de terra,políticos corruptos,oportunistas,enfim. Queridos,mais do que espaço físico,político, institucional estamos perdendo filhos pobres da miséria assassinados pelo crack ,estamos perdendo nossa identidade,nossa historia estamos perdendo nossa intimidade na medula da capital do poder,na cadeira do piloto O único setor que pode salvar este barco do naufrágio é o morador pois, só quem dorme e acorda aqui sabe de perto as nossas deficiências.Baseados nisso precisamos focar o nosso trabalho no morador,bater á porta daqueles que não vêem as nossas reuniões,apresentá-los a uma nova idéia.Então vamos pra rua meu povo,vamos colocar nosso “bloco” na rua e fazer barulho,se tivermos mesmo uma boa idéia teremos conseqüentemente um aumento vital no quesito seguidores,este é sem dúvida o primeiro passo: COLOCAR O BOLOCO NA RUA a comunidade da VP não é politizada,alguém vai ter que fazer isso.Quem freqüenta as reuniões de um certo modo está por dentro do movimento , mais o fato é que a grande maioria massacradora da população não freqüenta,não confia na gestão e vai se adaptando...morar na Vila se transformou em um eterno adaptar-seSenhores,estamos todos muito cheios de boa vontade porém não temos direção, eu como mais uma tripulante desta embarcação sei bem das minhas limitações,mais acho mais produtivo uma equipe na rua politizando,do que um monte de gente reunido na creche,em um grupo sem expressão.Me perguntei diversas vezes ontem o que fui fazer lá naquela reunião,me senti lesada e impotente A obra da L4 norte estava prontinha em um mapa que o senhor Edson nos mostrou mais não pode nos ceder nenhuma cópia,também não entendi muito bem porque,embora ele tenha tentado explicarA drenagem na dita L4 também não foi feita,assim como as paradas,as baias,e como o companheiro Yuli disse a obra será entregue esta semana,a orientação da engenharia da NOVACAP é que recebamos a obra e depois de agradecer tentar que eles corrijam o que está errado...o que acham?Eu me recuso receber atestado de babaca em órgão público,não foi isso que fui buscar lá.Precisamos entrar nas casas dos nossos irmãos,rua a rua,acampamento a acampamento e distribuir a nossa idéia,compartilhar com as pessoas na rua e fazer com que os moradores se questionem,o burburinho tem que acontecer,precisamos levantar a auto estima desta comunidade.Eu não sei muito bem como vai ser isso,mais acredito que boca a boca ainda é o método mais eficaz.Quero terminar pedindo desculpas por não escrever tão bem quanto alguns de nossos companheiro,se por acaso ofendi alguém mil perdões também,mais esse é o meu jeito de me expressar.Posso até ter errado uma palavra ou outra,mas era exatamente isso que eu queria dizer“NÓS NUNCA RECEBEMOS A AUTONOMIA DE REGIÃO ADMINISTRATIVA PELO FATO DE NUNCA TERMOS NOS POSICIONADO COMO TAL .”Fui
Comentários
Postar um comentário