Grandioso e ao mesmo tempo acessível, show de Alok deverá ter êxito global

 Grandioso e ao mesmo tempo acessível, show de Alok deverá ter êxito global

por Camilo Rocha

   Alok durante estreia da 'Aurea Tour' no sábado (28), na Mercado Livre Arena Pacaembu  
   Imagem: Van Campos/AgNews

"Queremos sua alma, seus pensamentos, seu olhar, sua câmera, seu estilo" são algumas das mensagens que aparecem no telão, em inglês. É com discurso crítico ao avanço da tecnologia que começa o bombardeio sensorial do show de Alok na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, no sábado (28). É uma noite de tempo ameno, e o estádio está tomado, com cerca de um quarto da pista em esquema open bar para convidados.

Como foi o show

O show faz parte da "Aurea Tour", que traz cenário e conceito diferentes dos famosos shows da Pirâmide (projetados para públicos acima de 200 mil pessoas). A cabine do DJ é ladeada por duas mãos prateadas gigantes.

Um dos destaques da "Aurea Tour' é a performance do grupo de dança Urban Theory. Em uma sequência de músicas, cerca de 50 dançarinos realizam coreografias com os braços em sincronia com o ritmo, com alguns movimentos que lembram a dança vogue. A estreia do grupo com Alok foi no festival americano Coachella, em abril.

O espetáculo integra o projeto-manifesto "Keep Art Human" (mantenha a arte humana, em português), que questiona a inteligência artificial na criação artística e celebra "a arte, a criatividade e o poder da imaginação humana", como definiu Alok em seu Instagram. O conceito foi desenvolvido pelo diretor criativo Fabião Soares, que trabalha com o DJ desde 2020.

O grupo Urban Theory levou cerca de 50 dançarinos no palco de Alok
Imagem: Van Campos/AgNews

O apoio visual é estonteante: projeções sofisticadas e futuristas, incluindo uma impressionante nave espacial, em um vasto telão com 4.000 placas de LED; fogos de artifício catárticos; baterias de lasers formando traçados geométricos no ar; e uma esquadrilha de drones criando desenhos gigantescos (segundo Alok, mil unidades iriam voar durante o show).

A apresentação em São Paulo teve duas partes distintas: a primeira metade é como um show mesmo, o DJ em uma plataforma alta, projeções temáticas, músicos convidados e números bem delimitados. Na segunda parte, Alok desce até a passarela que sai do palco e comanda um set no meio do público.

Apresentação grandiosa e futurista de Alok na noite de sábado (28), em São Paulo
Imagem: Van Campos/AgNews

Musicalmente, Alok é um DJ ecumênico. As referências são inúmeras: clássicos trance, house e techno, hip hop, industrial, pop, indie e MPB. Cabe tudo no mixer do DJ goiano de 33 anos, que forjou seu manejo das pistas no festival eletrônico Universo Paralello (fundado por seus pais, os DJs Juarez Swarup Petrillo e Ekanta Jake).

Nesse redemoinho de citações, ouvimos trechos de músicas de Tame Impala, Darude, Prodigy, Robin S e Beastie Boys. O show não se alonga em nada, há sempre algo novo acontecendo. O público pula, urra e levanta os braços. São pessoas de muitas idades diferentes, de jovens da geração Z a cabeças grisalhas.

Alok dá aquele abraço em Gilberto Gil durante show do DJ na noite de sábado, em São Paulo
Imagem: Van Campos/AgNews

A entrada de Gilberto Gil no palco é um momento especial: o cantor toca "Tempo Rei" no violão, sem batidas, brinca de DJ e solta gritinhos enquanto um remix de "Palco" sai dos alto-falantes. Ainda este ano, deve sair um EP com remixes de músicas de Gil feitas por Alok, como "Toda Menina Baiana" e "Maracatu Atômico".

Zeeba cantou o hit mundial 'Hear Me Now' e uma música inédita, mais uma parceria com Alok   Imagem: Van Campos/AgNews

O repertório autoral de Alok tem destaque: o cantor Zeeba aparece de chapéu e roupas largas para uma interpretação emocionante do megahit "Hear Me Now"; a dupla também apresenta uma faixa inédita, "Dive into the Ocean", com pegada indie-pop e que será lançada este ano. O grupo de músicos indígenas The Future Is Ancestral também participou da apresentação, interpretando material do último álbum do DJ, de mesmo nome.

Grandioso e, ao mesmo tempo, acessível, o show de Alok tem tudo para se tornar um êxito global. A "Aurea Tour" já tem datas confirmadas em Portugal, Romênia e Malta.

Antes de Alok, se apresentaram Soulfie b2b Ric Rulie, Felguk b2b Subb, Bhaskar e Matuê. O evento começou às 14h.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fernanda Montenegro foi injustiçada", avalia o ator Vinícius de Oliveira